O que dizem de nós

           Sofia Santos, Leiria:

Nunca tive grandes certezas sobre querer amamentar. Sempre disse que se amamentação corresse bem, corria, se não, biberão.

Mas, na verdade, após um parto que não foi propriamente linear, amamentar pareceu-me a coisa mais natural do mundo. Quando me ajudaram a por o MJ na mama logo após a cesariana, todas as dúvidas que tinha se desfizeram e a decisão de amamentar estava tomada!

E, inicialmente, tudo me parecia estar a correr bem. Nunca tentei impor horários e ele mamava on demand (valeram-me algumas leituras prévias). Mas no dia da alta, o bebé tinha perdido muito peso e fui basicamente forçada a iniciar suplemento para poder ter alta, com o argumento de que as mães têm a mania que têm leite, mas não têm nada. Se até aí, achava que a amamentação estava a correr lindamente, a partir desse instante, tudo deixou de correr bem. O stress, a ansiedade, a falta de confiança em mim mesma e no meu corpo que se instalaram juntamente com uma descida do leite violenta tomaram a melhor de mim e, ao fim de 5 dias, estava disposta a deixar de amamentar. Felizmente, e com o apoio do meu marido, descobrimos a rede amamenta e a Filipa.

A Filipa foi verdadeiramente incansável. Depois de receber um email a desoras, ligou-me no dia seguinte para me perguntar como estava, dar alguns conselhos práticos e agendar a consulta. Nesse dia, esteve connosco mais de 2 horas, viu o MJ a mamar, deu-nos imensas dicas e conselhos, foi inexcedível. Observou, escutou, explicou-nos imensas coisas práticas e teóricas e, no final, deixou-nos serenos e com uma confiança reencontrada. Deu-nos a coragem de parar a suplementação com leite de fórmula e, desde o dia em que conhecemos a Filipa, o MJ, hoje com 5 meses, nunca mais conheceu outro leite que não o das maminhas da mãe. Desde então, e apesar de vivermos no estrangeiro, a Filipa tem-se mantido regularmente em contacto, para saber como estamos.

Não terei nunca palavras suficientes para exprimir verdadeiramente o impacto que conhecer a rede amamenta e a Filipa tiveram na nossa vida. A Filipa é a “culpada” de amamentar em exclusivo há 5 meses e de me ter tornado uma feroz advogada do aleitamento materno.

Obrigada, Filipa!

           Márcia Vieira, Leiria:

Eu e o meu bebé saímos da maternidade em apuros: eu sem conseguir ter uma posição correta para amamentar e ele sem saber mamar e a perder peso. Recorremos à Filipa, que nos apoiou imenso e nos incentivou nesta constante aprendizagem! Estamos muito gratos, bem de saúde e felizes! Obrigada Filipa! por todo o apoio!

Diana Tavares, Reino Unido:

No início da amamentação, tive imensas dúvidas e a Filipa esteve sempre lá para responder às imensas perguntas e para acalmar as minhas ansiedades. O meu filho tem agora 13 meses e continua a ser amamentado e isto não seria possível sem a vossa ajuda! Obrigada! ❤️

canstockphoto1709962-doula-e-mae

canstockphoto10683292-pai-apoia-mae

canstockphoto20283190-mae-pai-bebe