Código de Ética e Conduta

rede_amamenta_conselheira_amamentacao_aleitamento_materno_mae_OMS_amamentacao_pai_familia_Os nossos valores

Acreditamos que a gravidez, parto e pós-parto são momentos ímpares, transformadores, de empoderamento e vulnerabilidade em simultâneo, e que cada mãe, cada pai, cada família tem direito a vivenciá-los da forma que sentir ser a melhor.

Acreditamos que a amamentação é a forma mais natural, biológica e saudável de alimentar um recém-nascido e um bebé pelos primeiros meses e anos de vida (em conjunto com outros alimentos depois dos seis meses, como preconizado pela Organização Mundial de Saúde e outros). No entanto, temos plena consciência de que nem sempre – pelos mais variados motivos – é possível alcançar este objetivo a cem por cento a cada momento. Sobretudo apoiamos escolhas informadas e que, compreendemos, muitas vezes, são as possíveis.

Temos consciência de que a amamentação à mama e o leite materno representam o padrão-ouro da alimentação e da promoção da saúde infantil no mundo e que a maioria das mães deseja amamentar os seus bebés por também ter essa noção, por isso esforçamo-nos por transmitir, disseminar e providenciar informação clara, correta e baseada em evidências científicas atualizadas.

Procuramos a atualização constante dos nossos conhecimentos técnicos, pois acreditamos que o conhecimento evolui constantemente e a ciência ligada à gravidez, parto e amamentação ainda é recente. Qualquer profissional que trabalhe nestas áreas deve pautar-se pela busca constante de atualização por fontes fidedignas.

Apoiamos e defendemos o Código de Comercialização de Substitutos do Leite Materno, pelo que não nos envolvemos ou aceitamos patrocínios de empresas que comercializam, promovem ou apoiam direta ou indiretamente este tipo de produtos.

Compreendemos que cada tríade mãe-bebé-pai é única, por isso trabalhamos numa base individualizada, de um-para-um, promovendo o conforto de cada família e o respeito pela sua individualidade, crenças, valores e desejos relativamente ao seu bebé.

Acreditamos que todas as mulheres que o desejem têm direito a ter apoio especializado na amamentação, por isso, se escolheu ter acesso aos nossos serviços, não hesite em contactar-nos perante alguma questão e/ou dificuldade em relação ao pagamento.

 

A nossa forma de atuação na prática

O apoio na amamentação será sempre prestado por um profissional com formação adequada no apoio à amamentação (por exemplo por uma Conselheira de Aleitamento Materno (CAM) certificada pelo modelo OMS/UNICEF). E o acompanhamento emocional e promotor do bem-estar físico na gravidez, parto e pós-parto, onde este exista, é realizado por uma doula certificada.

A prestação de outros serviços através da Rede Amamenta ou parceiros da Rede é feita por profissionais qualificados para a atividade que exercem (por exemplo consultoria em babywearing, fisioterapia/osteopatia, psicologia clínica, etc.).

Cada profissional da Rede Amamenta deve cumprir com as suas obrigações legais e fiscais, pelo que poderá solicitar fatura com contribuinte. No entanto, estes podem não ser dedutíveis em despesas de saúde no IRS (confirme com o prestador do serviço).

Cada mãe/pai é responsável pelas decisões que toma em relação ao seu bebé. Os serviços que prestamos têm um caráter (in)formativo, no sentido de orientar e disponibilizar recursos para que se alcancem os resultados pretendidos – sendo que estes são definidos por cada família. A decisão está sempre do lado da mãe/pai.

Não fazemos diagnósticos de patologias clínicas com a mãe ou o bebé, embora possamos alertar para determinadas questões que nos pareçam relevantes e encaminhar para um (ou mais) especialista(s) que confirme(m) o diagnóstico e prescreva(m) ou realize(m) o(s) tratamento(s) adequado(s).

A responsabilidade pelos serviços prestados e a informação transmitida é de cada Amamenta e cada profissional, pelo que não poderão ser imputadas responsabilidades a outros grupos da Rede ou à Rede como um todo. No entanto, se tiver alguma sugestão ou reclamação a fazer, queremos ouvi-la.

Garantimos a confidencialidade de todas as informações, fotografias, vídeos, partilhados com os profissionais que trabalham na Rede Amamenta e/ou o pedido expresso de autorização para partilhar todos ou qualquer um destes elementos com outros profissionais da Rede para fins educacionais ou profissionais.

Todos os profissionais que trabalham na Rede Amamenta assumem, aceitam e esforçam-se por cumprir os requisitos desta missão, código de ética e conduta. A falta de cumprimento poderá levar à sua exclusão.

Share Button